ESPECIALIDADES

Especialidades

A Cirurgia Vascular e Endovascular é uma especialidade médica que trata das enfermidades relacionadas aos vasos sanguíneos e sistema nervoso simpático. O cirurgião vascular e endovascular visa um tratamento clínico, cirúrgico ou endovascular de doenças como, por exemplo:

• Varizes;
  • Teleangiectasias (vasinhos);
  • Hiperidrose;
  • Aneurismas de aorta;
  • Aneurismas periféricos;
  • Isquemia cerebral;
  • Doença arterial obstrutiva periférica.

O tratamento eficiente depende de um diagnóstico correto e precoce voltado a evitar a morte e a incapacidade física e proporcionar retorno às atividades diárias com a maior satisfação possível.

VARIZES DOS MEMBROS INFERIORES

Avaliamos o tipo de varizes e a melhor alternativa terapêutica e como prevenir e tratar varizes para evitar complicações decorrentes do tratamento inadequado.

HIPERIDROSE

Nosso grupo é especializado no tratamento da hiperidrose por meio da simpatectomia vídeo-assistida, além de pioneira no desenvolvimento do tratamento clínico dessa doença que afeta 3% da população e gera grandes transtornos de ordem física e psicológica.

Inicialmente, fazemos uma avaliação global e, sempre que possível, iniciamos o tratamento clínico. Não havendo resposta clínica satisfatória, a cirurgia cumpre seu papel no caso de não haver contraindicações específicas.

O resultado varia de pessoa para pessoa e depende do quadro clínico, resposta individual e idade. Assim sendo, cada atendimento é individualizado e personalizado, sempre buscando a integridade e a qualidade física do paciente.

ANEURISMAS ARTERIAIS

Avaliamos o tipo do aneurisma, seu tamanho e localização exata para em seguida oferecer a melhor alternativa terapêutica. Orientamos o paciente sobre como evitar o crescimento do aneurisma e tratá-lo para prevenir complicações (rotura, oclusão e embolização distal).

DOENÇA ARTERIAL OBSTRUTIVA CAROTÍDEA

Analisamos a manifestação clínica decorrente da obstrução da carótida (se sintomática ou assintomática) e, em conjunto com um estudo da localização e grau de obstrução arterial, oferecemos a melhor alternativa terapêutica. Orientamos o paciente sobre como evitar a progressão da lesão e como tratar essa oclusão para evitar o derrame.

DOENÇA ARTERIAL OBSTRUTIVA PERIFÉRICA

Analisamos a manifestação clínica decorrente da obstrução periférica (se assintomática, claudicação intermitente ou isquemia crítica) e, em conjunto com um estudo da localização e grau de obstrução arterial, oferecemos a melhor alternativa terapêutica. Orientamos o paciente sobre como evitar a progressão da lesão e sobre como tratar essa oclusão para evitar a perda do membro e melhorar as distâncias de marcha.

TRATAMENTO ENDOVASCULAR

É um tratamento cirúrgico que visa desobstruir as artérias e veias previamente ocluídas de forma menos invasiva que os tratamentos cirúrgicos convencionais. Por meio da utilização de cateteres, balões e stents, geralmente introduzidos por punções arteriais transcutâneas, artérias e veias são desobstruídas sem a necessidade de incisões cirúrgicas extensas.

O tratamento é usado também para a correção de aneurismas de aorta por meio de pequenas incisões nas regiões inguinais (virilhas). Por meio da utilização de cateteres e endopróteses, é possível corrigir aneurismas sem a necessidade de incisões cirúrgicas extensas.

Quando essas técnicas são aplicadas com cuidado e são bem-sucedidas, os vasos desobstruídos permitem aumento de fluxo sanguíneo e restabelecimento do membro afetado, diminuindo a sintomatologia. Os aneurismas são eliminados e o risco de rotura desaparece.